... Convém dar ao devedor condições para o fazer.
Não se deve esquecer que muitos dos países vítimas da brutalidade nazi (Grécia entre eles) tiveram que se reerguer sozinhos, sem quaisquer indemnizações, enquanto a Alemanha Ocidental teve no pós-guerra grandes apoios dos EUA (Plano Marshall) e muita da sua dívida foi perdoada ou adiada, dizendo-se na altura que até à reunificação das duas Alemanhas.
Claro que quando essa reunificação ocorreu já ninguém falou da dívida, porque se considerou que entretanto tinha passado muito tempo, por um lado, e por outro que o esforço financeiro necessário para ajudar a Alemanha Oriental seria incompatível com o pagamento de indemnizações de guerra.
Portanto, a Alemanha reergueu-se não apenas devido aos seus próprios méritos (que foram muitos, sem dúvida), mas também ao facto de, contrariamente ao pós-primeira guerra mundial, não ter sido forçada a pagar pesadas indemnizações.
A ânsia de dinheiro por parte dos credores/vencedores no final da I Guerra Mundial provocou a II Guerra.
O perdão da dívida e a ajuda dos mesmos credores/vencedores no final da II Guerra Mundial levou ao impressionante desenvolvimento da Alemanha de hoje.
Só não aprende com a História quem não quer...
. A culpa é dos pilotos. E ...
. Há poucos médicos. Porque...
. Apetecia-me atirar o Maga...
. Estamos entregues às mafi...
. Aprender ou não a lição, ...
. Cristiano, Bento e Jardim...