O Sócrates tem culpa, não só pelo que mamou mas, principalmente, pelo que deu a mamar. Isto é uma evidência, mas às vezes parece que as pessoas se esquecem. Por muito mamão que ele fosse, sozinho não conseguia fazer o rombo que fez nas nossas contas.
A própria União Europeia também tem culpa, porque mandou gastar, para evitar que a economia entrasse em recessão, na sequência (ainda se lembram?) da crise provocada pelos bancos e outros especuladores parasitas e mafiosos do mundo financeiro, de que o sub prime americano foi o detonador.
Mas voltando aos culpados cá do burgo, a responsabilidade maior do Sócrates foi não ter conseguido enfrentar os lóbis poderosíssimos que efectivamente têm mandado no país e que, de tão vorazes que são, acabaram por secar a teta do Estado.
Actualmente, a dificuldade do Passos em conter a despesa parece que também reside sobretudo aí. De acordo com o preto que chefia a troika, 40 por cento do nosso orçamento vão para a protecção social, 20 por cento são salários e os restantes 40 por cento são custos de funcionamento e despesas de capital.
Sendo assim, e ao contrário do que às vezes se diz por aí, quando se afirma que a maior parte da despesa do Estado é com salários, há aqui margem de manobra, nomeadamente no terceiro item, que os dois primeiros já foram abundantemente "sangrados".
Ora, se fizermos um esforço de memória, verificaremos que as promessas do PSD antes de "lá" chegar eram essencialmente de cortes nas gorduras (fundações, institutos, PPP, rendas excessivas...).
Mas o tempo passa e, quanto àquilo que interessa, enfrentar os interesses dos poderosos, nada.
Sendo assim, também se poderão considerar culpados estes que lá estão agora, certo?
Até porque é bem possível que, quando também eles forem corridos, ainda acabem por se encontrar com o Sócrates em Paris... Quanto mais não seja, para ver se estudam alguma coisa a sério na p*t* da vida deles...
. A culpa é dos pilotos. E ...
. Há poucos médicos. Porque...
. Apetecia-me atirar o Maga...
. Estamos entregues às mafi...
. Aprender ou não a lição, ...
. Cristiano, Bento e Jardim...